Teve início na sexta-feira (18/01), à noite, e vai até o próximo domingo, a terceira reunião ampliada preparatória para a realização do 12º Intereclesial, programado para o mês de junho, nesta capital. O local é o Centro Arquidiocese de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho, no quilômetro 14 da BR 364, na saída para Cuiabá-MT. O arcebispo da capital de Rondônia, dom Moacir Grechi, confirmou a participação de representantes das Comunidades Eclesiais de Base-Cebs, fiéis das dioceses e arquidioceses de todo o território nacional e de outros representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB.
Seguindo os exemplos constatados em reuniões que antecederam o 11º Intereclesial, além do ritual ou lado ativo da religião, os participantes da reunião ampliada estão incentivados, a uma reflexão sobre o efetivo exercício da cidadania, em sentido amplo, englobando a preservação ou manutenção dos direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, indisponíveis e intransferíveis; reivindicações sociais; lutas das classes sociais mais pobres e espoliadas em seus direitos contra a desumana concentração de renda, desemprego, exclusão social, marginalidade e criminalidade, latifúndios improdutivos, violência urbana e rural; danos ao meio ambiente e exploração ilegal das riquezas naturais, etc. Outro tema importante está relacionado às eleições municipais, majoritárias e proporcionais, em outubro do corrente ano.
Dom Moacir disse à reportagem que após a reunião será divulgada uma “carta pública” sobre as conclusões e orientações aos católicos de todo o país.