PMDB confirma candidatura própria mas com neutralidade à administração de Sobrinho
O presidente municipal do PMDB em Porto Velho, Fernando Prado, confirmou à reportagem do rondoniaovivo.com, nesta quinta-feira, as notícias de que o partido lançará candidatura própria para as eleições municipais de 2008. Porém ressaltou que durante a reunião da executiva municipal que aconteceu na última sexta-feira(11), também foi votada a neutralidade com relação à administração Roberto Sobrinho.
Quanto a oposição na Câmara, Prado afirmou que “não foi votada essa questão, até porque o único vereador presente era Zequinha Araújo. O que for de interesse da comunidade será votado a favor, o contrário, não. Nada mais justo para a população”, ressaltou Prado.
A decisão de lançar a candidatura própria, segundo Prado, já vinha amadurecendo durante o ano de 2007 e o próprio senador Valdir Raupp, declarou aos militantes do partido que a condução do destino do PMDB em Porto Velho seria resolvida pela executiva, em Porto Velho. “O senador nos deixou a vontade para decidir”.
Prado afirmou que partido está buscando equilíbrio nas ações para não agir de forma intempestiva e a integração de todos os membros do partido, descartando os comentários de racha no PMDB. “O PMDB é um partido independente, forte, o maior do Brasil e acreditamos na capacidade de luta dos nossos filiados ( cerca de seis mil na capital), por isso optamos pela candidatura própria.
O presidente municipal destacou que vários integrantes do PMDB que se destacam em determinadas área específicas como a saúde, segurança, educação, etc, já estão elaborando a agenda de propostas do partido. Mas acredita que o principal ponto do partido, na disputa eleitoral contra o atual prefeito, será a qualificação profissional.
COLIGAÇÕES
Algumas conversas com outras lideranças de partidos já foram feitas, como o deputado federal Lindomar Garçom (PV), Hamilton Casara(PSDB), Sandro Moreti ( PMN) e o PCdoB. “O partido está aberto a conversas e até o prazo final das convenções, muitas reuniões irão acontecer para que sejam definidas as coligações”, ressaltou Prado.
Entre os possíveis pré-candidatos do PMDB, estão o próprio Fernando Prado, o ex-prefeito Carlinhos Camurça e também o médico José Augusto.
SECRETÁRIOS
Na reunião da executiva também ficou decidido que os secretários que estão na administração de Sobrinho têm duas opções: ou eles de licenciam do partido para continuar nas secretarias ou então pedem seu afastamento das pastas. “Seria no mínimo incompreensível, sair da aliança com o prefeito e ter dois secretários a frente de pastas municipais”, explicou Prado
Porém, até esta quinta-feira(17), nem Avenilson Trindade (Sema), Emerson Castro (Semes) e Pedro Beber (adjunto da Sempla), foram comunicados oficialmente dessas opções.
Fernando Prado explica que aguarda a chegada do senador Valdir Raupp em Porto Velho ( que deve acontecer neste final de semana), para fazer o comunicado pessoalmente aos secretários. “Como a indicação dos nomes partiu do próprio Raupp ao prefeito Roberto Sobrinho, queremos que o senador converse com os secretários primeiro e depois eles devem tomar a decisão”.
Avenilson Trindade confirma que a decisão não é dele, e sim do senador. “Se o senador achar que devemos continuar na administração, de minha parte como não tenho intenção de me candidatar a vereador, me licencio normalmente do PMDB”, falou à reportagem o secretário da Sema.
Quanto a Emerson Castro, a previsão é que volte de férias no início de fevereiro. Não se sabe ainda quais as suas pretensões políticas. Se sair da Semes, deve retornar à Câmara Muncipal e Assis Raupp voltaria a sua condição de suplente do partido na Câmara.