A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) está incentivando produtores de Alvorada do Oeste a diversificar a sua produção agrícola.
*Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO) produtores foram orientados a implantar a cultura da uva na região.
*A diversificação de culturas é muito importante para o produtor rural. Essa prática é a melhor forma de evitar as incertezas e vulnerabilidades de clima, mercado, pragas e doenças que possam atacar a plantação e trazer prejuízos para a propriedade.
*Pensando nessa diversificação a Embrapa Uva e Vinha lanço o sistema de produção para a cultura Niagara Rosada em áreas tropicais. E hoje já conta com informações disponíveis para os viticultores da região norte, com grandes perspectivas de resultados positivos.
*Em Alvorada do Oeste o produtor Noé Elias do Nascimento, do sítio Boa Esperança, no Travessão da Linha 13, Lote 85, Gleba 6-A foi um dois que optou pela diversificação em sua propriedade. Ele aderiu à viticultura e se diz “muito satisfeito com os resultados destas inovações”. Hoje, em sua propriedade, além do café, banana, abacaxi e culturas anuais Nascimento dá um destaque especial para a viticultura.
*“Em uma área de 1.200 metros quadrados conseguimos uma safra de 600 quilos de uva no padrão de comercialização”, diz.
*A safra se enquadra na média nacional que é de três a cinco toneladas por hectare.
*Antônio de Assis Soares Furtado, gerente da Emater em Alvorada do Oeste enfatiza que a viticultura na região ainda é uma novidade. “O importante é que temos uma variedade recomendada exclusivamente para a região norte do Brasil. Por causa de nossas especificas condições edafoclimáticas temos que tomar certos cuidados com a implantação dessa cultura. A escolha da área, calagem, adubação, espaçamento, construção das latadas, podas, capinas e principalmente os cuidados com pragas e doenças são essenciais para se obter bons resultados”, diz.
*Em Rondônia a uva também está sendo cultivada em municípios como Vilhena, Rolim de Moura e Alta Floresta do Oeste.