Pagamento para aposentados do Iperon levado em conta na elaboração do índice de aumento, afirma Cassol
A proposta de aumento apresentada pelo Governo do Estado e aprovada na Assembléia Legislativa, segundo o governador Ivo Cassol, foi elaborada com responsabilidade. Entre os critérios mais relevantes estão a manutenção do pagamento em dia dos servidores e o comprometimento com a estabilidade do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), na hora de efetuar o pagamento aos inativos ou pensionistas.
“As contas do Iperon hoje estão em situação delicada, em virtude de erros cometidos por administrações anteriores a nossa. Temos que levar em conta os milhares de aposentados e pensionistas, antes de definirmos o índice de reajuste, pois não podemos comprometer a estabilidade do Instituto num futuro próximo”,
Cerca de 44 mil servidores estaduais serão beneficiados com o aumento. O Governo definiu o percentual de reajuste em 4%, divididos em duas etapas, sendo 2% no salário de fevereiro e mais 2% no mês de maio. Os servidores da Educação serão contemplados com o reajuste de mais 2% acima desse índice, conforme prevê o Plano de Cargos Carreira e Salários (PPCS) da categoria.
“Somos responsáveis e administramos com austeridade e critério. Não vamos conceder um aumento ao funcionalismo acima do que podemos cumprir. Ao longo dos cinco anos de nossa gestão, mantivemos os salários em dia, pagos dentro do mês trabalhado, e não abrimos mão desse compromisso, por isso, o índice foi definido levando em conta essa situação”, observou o governador Ivo Cassol.
Além de outros projetos, a ALE/RO também aprovou a realização do concurso público da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). O secretário chefe da Casa Civil, Joarez Jardim, informou a reportagem do rondoniaovivo.com, que serão cerca de 800 vagas disponíveis para os níveis médio e superior. As vagas devem ser preenchidas em vários municípios do Estado.