Secretário esclarece apreensão de veículos que estavam carregados de estrume e foram doados à prefeitura
O secretário de obras de Vilhena, João Batista Gonçalves, vereador licenciado Cabo João, esclareceu a apreensão de seis caminhões caçambas da prefeitura na cidade de Comodoro (MT) no sábado (05) à tarde. Os veículos estavam carregados de adubo orgânico (estrume) doado para a prefeitura de Vilhena e não podia dar entrada no município sem uma autorização da autoridade sanitária animal.
De acordo com João, os 72 metros quadrados de adubo orgânico foram doados pelo produtor Osvaldo Simionato, de Comodoro. O produto seria utilizado no plantio de gramas e ajardinamento dos canteiros da BR-364, que já foi iniciado pela Secretaria de Obras. Também serviria para revitalizar canteiros de avenidas e ruas da área urbana, praças e logradouros.
Os veículos foram apreendidos por iniciativa do vereador Arlindo Nenzão (PDT), que acionou a polícia e impediu que o adubo orgânico entrasse em Vilhena. No domingo a tarde a polícia civil de Comodoro liberou os veículos, mas o produto não pode ser transportado para Vilhena para atender os projetos de urbanização e reurbanização da cidade.
O secretário esclareceu que decidiu trazer o adubo no final de semana justamente para que a programação de trabalho da secretaria de obras não fosse prejudicada. Disse também que os projetos de urbanização da cidade não serão prejudicados, já que ele pretende legalizar o transporte do adubo orgânico e utiliza-lo nos projetos urbanísticos de Vilhena, que segundo ele, são muitos. "A idéia não é apenas plantio de gramas nos canteiros da BR e nas suas marginais, mas revitalizar as praças, recuperar as margens do rios e igarapés com plantio de árvores e futuramente a prefeitura ter o seu próprio canteiro de mudas para atender interesses ambientais do município, em conjunto com a Secretaria de Meio-Ambiente".
Segundo João, está é a primeira etapa. O total da doação é de 500 toneladas de adubo para ser utilizado nos projetos ambientais do município. "É adubo orgânico de gado confinado, animais saudáveis com acompanhamento sanitário, tenho certeza de que as autoridades sanitárias irão autorizar o transporte para Vilhena" , encerrou.