Os primeiros alunos atendidos pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em Porto Velho encerraram ontem (20), as suas atividades. A entrega dos certificados de conclusão foi às 20h, no espaço Osem da escola Santa Marcelina.
*A confraternização, contou com a participação dos secretários municipais de Educação (Semed), Epifânia Barbosa da Silva, de Desenvolvimento Sócio-Econômico (Semdes), José Carlos Gadelha e de Ação Social (Semas), Benedita Nascimento, além dos professores, coordenadores e alunos do programa, acompanhados de seus familiares.
*Cerca de 1.290 jovens fazem parte do projeto, a primeira e segunda turma ingressaram no programa no dia 18 de julho de 2005 e 12 de dezembro de 2005, respectivamente.
*Mesmo tendo concluído todas as atividades, alguns alunos ainda não foram submetidos ao Exame Final Nacional Externo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que avalia o aproveitamento dos alunos no programa.
*Implantado em Porto Velho em parceria com a prefeitura, o ProJovem é um programa do governo federal que visa oferecer aceleração escolar e qualificação profissional para jovens de 18 a 24 anos.
*Além de concluir o Ensino Fundamental e obterem formação profissional, os jovens participam de ações comunitárias e recebem uma bolsa mensal de R$ 100, para auxiliar nas despesas com os estudos, durante o período em que permanecem no programa.
*Ao todo, 2.415 jovens estão sendo beneficiados em Porto Velho.