O Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia(Simpi) , em parceria com o Governo do Estado, o Sebrae e a Prefeitura de Porto Velho, vai instalar uma estufa comunitária – que permite a secagem de madeira - no Distrito Industrial do município. *O equipamento, com capacidade para beneficiar 90 m³ de madeira, "representa um importante passo para a criação de um pólo moveleiro na Capital", considera o presidente do Simpi, Leonardo Sobral. *Construída com tecnologia de ponta, totalmente informatizada, a estufa vai contribuir para a melhoria da qualidade dos móveis produzidos no distrito industrial, já que os empresários vão dispor de madeira seca com preços acessíveis.
*A iniciativa abre uma porta para os produtos de Porto Velho no mercado externo, segundo Sobral. Ele lembra que o Simpi já conquistou um importante espaço para os empresários de Rondônia na Europa, América do Norte e Ásia, através de parcerias como a que está possibilitando a instalação da estufa comunitária em Porto Velho. *" O mercado externo é muito receptivo para os produtos da Amazônia e a organização do empresariado, para o oferecimento de produtos compatíveis com as exigências dos consumidores de países mais desenvolvidos, vai permitir que Rondônia ocupe este espaço importante para o desenvolvimento da nossa economia", acredita ele.
*A estufa foi adquirida com recursos do Governo do Estado, através de uma emenda do deputado estadual Marteli. A instalação da estufa no Distrito Industrial faz parte de um projeto do Simpi para a criação do pólo moveleiro, que inclui, num primeiro momento, a instalação de quatro empresários do ramo no Distrito Industrial.
*Distrito Industrial
*O Distrito Industrial está sendo reorganizado pela prefeitura. No local estão instaladas algumas indústrias de ramos diversos, mas existem muitas áreas que tiveram destinação e não foram ocupadas efetivamente. Ao mesmo tempo em que estas pendências forem solucionadas, a Prefeitura vai redistribuir estes terrenos para dar um novo impulso ao Distrito Industrial. A redistribuição dos terrenos está sendo feita na medida em que são apresentados projetos para utilização dos espaços.