*O Sesc realiza nesta quinta feira dia 15 de dezembro às 19h30min, a cerimônia de encerramento das atividades do programa Mesa Brasil, no exercício de 2005 em Porto Velho, onde estarão presentes Autoridades, empresários parceiros do programa e representantes das instituições receptoras.
*Segundos dados divulgados pelo ipea, 57 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza. Cerca de 27 e 30% do total de alimentos produzido é desperdiçado. A produção de grãos desperdiçada anualmente é de 14,8 e 20,7%, isto equivale a 11,3 toneladas. As perdas rurais e de armazenadores brasileiros de grãos, expressam valores entre 1,7 e 2,4 bilhões de dólares a cada ano.
*O “Mesa Brasi”l SESC está implantado em todo o Brasil com o compromisso de contribuir para que esses números venham a diminuir e oportunizar o acesso a alimentação saudável e nutritiva a milhares de famílias carentes.
*Em setembro de 2003 o Mesa Brasil SESC foi implantado na capital de Porto Velho, onde iniciou suas atividades atendendo a 16 instituições assistenciais, o programa tem por objetivo, mobilizar empresas e instituições para o aproveitamento de produtos e gêneros alimentícios arrecadando alimentos excedentes ou sem valor comercial, os quais serão imediatamente distribuídos através do modelo “colheita urbana” à instituições assistenciais previamente cadastradas.
*“Buscar onde sobra e entregar onde falta”, esta é a idéia principal do Mesa Brasil SESC, que contribui junto com seus parceiros, no combate da fome e o desperdício de alimentos, formando uma verdadeira rede de solidariedade.
*As estratégias do programa vão além das doações de alimentos: palestras, oficinas e curso são ações educativas desenvolvidas permanentemente, voltadas para a produção de uma refeição segura é saudável.