*Teve início hoje o II Seminário de Gestão Escolar, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas, valorizando experiências inovadoras e bem sucedidas na rede pública. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, acontece no Rondon Palace.
*O secretário de Educação, César Licório, destacou o papel desenvolvido pela direção de duas escolas selecionadas para receber o prêmio este ano.
A escola Álvares de Azevedo, localizada em Vilhena, tornou-se modelo de referência nacional, inclusive sendo vencedora de um prêmio oferecido pela Fundação Roberto Marinho. Já a escola Carmela Dutra, de Porto Velho, destacou-se na implantação de um projeto envolvendo toda a comunidade estudantil.
*Criado em 1998, o Prêmio nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa da Unesco, Fundação Roberto Marinho e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).
*De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Gestão Escolar (PGE), professora Rosilda Shockness, trinta (30) escolas rondonienses se inscreveram este ano para participar do prêmio, mas apenas 10 serão contempladas durante um jantar que será oferecido aos participantes. “Embora não receba o prêmio, as escolas inscritas também recebem um certificado”, disse.
*A abertura do seminário foi feita pelo governador Ivo Cassol (PPS), que esteve acompanhado do secretário César Licório, da vice-governadora Odaísa Fernandes, entre outras autoridades. Cassol aproveitou a oportunidade para falar sobre os avanços no setor de educação, além de cobrar maior empenho dos representantes de ensino da Seduc, principalmente para agilizar as demandas da educação rondoniense.