*O Dia Nacional da Conciliação em Rondônia superou as expectativas. O movimento pela conciliação começõu cedo, na sexta-feira (08), no prédio da Justiça Federal, em Porto Velho, com centenas de pessoas aguardando atendimento.
*O diretor do foro, Juiz Federal Geraldo Magela e Silva Meneses, fez a abertura solene e, logo após, os conciliadores iniciaram os trabalhos, ouvindo as partes. Até o momento, dos 93 processos envolvendo a Caixa Econômica Federal (FGTS e danos morais) já foram feitos acordos em mais de 80 deles. No caso do INSS (benefícios previdenciários, como revisões de aposentadorias e questões relativas à Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS), todas as 47 ações selecionadas foram resolvidas.
*Em relação às questões envolvendo a União, com mais de 1200 feitos, até agora 216 acordos foram firmados. O Coordenador do Juizado Especial Federal em Rondônia, Juiz Federal Francisco Martins Ferreira, acredita que, ao final do dia, esse número vai superar a casa dos mil.
*Ele espera que, percentualmente, o Estado possa ter o maior número de acordos realizados no âmbito do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.