Nota Fiscal eletrônica começa a valer em Rondônia a partir de abril de 2008

Nota Fiscal eletrônica começa a valer em Rondônia a partir de abril de 2008

Nota Fiscal eletrônica começa a valer em Rondônia a partir de abril de 2008

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir do mês de abril de 2008, as empresas do segmento de combustíveis e cigarros do estado de Rondônia deverão estar adequadas ao sistema de emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e), a informação é do gerente de fiscalização da Coordenadoria da Receita Estadual (CRE) de Rondônia, Adailton Silva Lima. Na manhã desta quinta-feira (06), a Secretaria de Finanças do Estado (Sefin), fez o lançamento oficial do novo sistema para empresários, representantes de entidades comerciais e prestadores de serviços, órgãos fiscalizadores e contadores, no auditório do Senac em Porto Velho. A NF-e será um documento com existência apenas digital, que emitirá e armazenará eletronicamente uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços. O sistema tem o intuito de documentar, para fins fiscais e agilizar o trabalho de auditores, contadores, fiscais, etc. De acordo com Lima, conforme definição do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), até o mês de setembro de 2008 uma nova lista sairá, e nela deverão constar todos os tipos de atividades comerciais que terão que se enquadrar na NF-e. “É importante ressaltar que nas vendas efetuadas ao consumidor final, em que somente o cupom fiscal é emitido, as operação continuam da mesma forma. A mudança é somente nos casos em que a Nota Fiscal série “1” ou 1-A são emitidas ( mais conhecidas como notas grandes), porém se o contribuinte necessitar de um espelho da nota, esta poderá ser impressa em papel comum”, salientou Lima. O gerente de fiscalização afirmou que todos os setores do serviço público deverão se adequar ao novo sistema. “Pedimos inclusive que uma equipe do Detran acompanhasse as explanações hoje para entenderem a importância da implantação do sistema naquele órgão, pois no futuro não será mais necessário que o usuário leve as notas de veículos quando do emplacamento de carros”. Rondônia é a oitava Unidade da federação a aderir o sistema e o primeiro da região Norte. Já aderiram a NF-e os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com esse sistema, a tradicional Nota Fiscal de papel será abolida. O projeto NF-e foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria da Receita Federal e com as Secretarias de Fazenda das Unidades federadas e coordenado pelo Encat. Quem quiser conhecer melhor o sistema deve acessar o portal nacional da NF-e federal pelo site www.nfe.fazenda.gov.br, no site da Sefin www.sefin.ro.gov.br e ainda mandar e-mail para nfe@sefin.ro.gov.br.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS