O município de Guajará Mirim, na fronteira do Brasil com a Bolívia possui um grande potencial turístico a ser explorado, como forma de levar desenvolvimento e geração de renda para a população. Além de ser uma área de livre comércio, o que atrai muitos turistas, a natureza foi generosa com o município.
*Um dos locais mais bonitos do município fica no alto da Serra dos Pacaás
onde está fincada a torre da Embratel.
*Com um vista privilegiada de toda a região de fronteira, com uma vegetação rica em espécies amazônicas, a área já foi um dos grandes points da cidade.
*Hoje o local se encontra abandonado. O restaurante que funcionava no alto da Serra está em ruínas. A estrada que dá acesso ao cume da montanha está cheia de erosões, com diversas crateras no asfalto.
*De acordo com o prefeito Dedé de Melo, a área é de propriedade da Embratel e o município não pode assumir o local e implantar as benfeitorias necessárias para tornar o local aprazível para os turistas.
*Para Dedé, um convênio com a Embratel seria a solução para o município poder investir na área e transformá-la em mais um atrativo turístico da “pérola do mamoré”.
*“Vou a Brasília e esta reivindicação fará parte de minhas atividades na capital federal” finalizou Dedé de Melo.