O Jornal Nacional exibido no último dia 26/11 apresentou uma reportagem sobre a participação de vereadores e assessores no 7º Congresso Sul-Americano, que é realizado em Buenos Aires (ARG), porém denunciou que não houve congresso por falta de quórum e que em vista disso alguns vereadores aproveitaram para fazer turismo nos dias em que permaneceram, tudo por conta do dinheiro público.
O jornal 24 Horas, da TV Rondônia (Globo), em chamada no início dessa manhã, apontou a denúncia de que os vereadores Kruger Darwich (PC do B) e Sandra Moraes (PL) teriam gasto cerca de R$ 8 mil da Câmara Municipal de Porto Velho a pretexto de participar do 7º Congresso Sul-Americano de prefeitos, vereadores e assessores, em Buenos Aires (ARG), no dia 22 de novembro, justo o evento que não aconteceu.
Porém de acordo a Resolução da Mesa n º 013/CMPV-2007, de 10 junho de 2007, a vereadora Sandra Moraes e o vereador Kruger Darwich estiveram participando do 6º Congresso, realizado no período de 01 a 5 de agosto desse ano, onde os custos registrados correspondem a passagens aéreas (ida e volta), taxa de inscrição e sete diárias sendo uma para deslocamento e outra retorno.
No Departamento Legislativo da Câmara Municipal de Porto Velho a reportagem foi informada de que não há registro da participação dos dois vereadores no mais recente congresso – o que foi denunciado como sendo “fantasma” -, pois não existe nenhuma resolução com esse teor. O procedimento da Casa pede que a Mesa Diretora faça a resolução, que em seguida é passada para o Departamento Pessoal para as devidas providências (as diárias) e posterior publicação no Diário Oficial do Município.
A reportagem tentou entrar em contato com o vereador Kruger Darwich, o mesmo não estava no seu gabinete.
A vereadora Sandra Moraes, por telefone esclareceu que ela participou do VI Congresso, realizado em agosto, e que não esteve presente no último, apresentado em matéria do Jornal Nacional. Ela disse ainda que no evento a qual esteve presente a programação foi cumprida rigidamente e que apresentou relatório justificando sua ida.
"Estão querendo me associar a esse último congresso, mas não procede, o que participei está devidamente justificado e comprovado em relatório, que foi o sexto, em agosto", concluiu a vereadora.
Confira matéria veiculada no Jornal Nacional (Globo)no dia 26/11:
-
Vereadores brasileiros passeiam na Argentina/JN