Autoridades bolivianas discutem parceria comercial e relações empresariais com o Estado
*O governador Ivo Cassol recebeu na manhã desta sexta-feira, em sua residência oficial, o secretário geral de Cochabamba, na Bolívia, (equivalente no Brasil ao vice-governador), Rafael Badani Lenz e o assessor geral da prefeitura de Cochabamba Álvaro Padilha Orniste. Em pauta, o estabelecimento de relações comerciais, empresarias, a implantação de projetos comuns no setor de transporte, com ênfase na saída para o Oceano Pacífico. Também foram discutidas questões relacionadas ao meio ambiente, segurança fronteiriça, erradicação da febre aftosa, turismo, energia, entre outros.
*“Na reunião, discutimos conjuntamente as medidas e ações que possam ser efetivadas em Rondônia e na Bolívia para assegurar um programa eficiente para o escoamento da nossa produção, ao mesmo tempo garantindo espaços e gerando empregos também no território boliviano, pela logística que isso tudo exige. É importante que todos estejam empenhados no sentido de assegurar essa integração, agilizando o escoamento da produção e reduzindo despesas”, disse Cassol.
*A finalidade principal do encontro foi a apresentação de um projeto de interligação terrestre e fluvial entre os dois países, além de discutir a implantação de um regime de mútua cooperação técnica, operacional e de apoio para empreender políticas públicas comuns entre o Rondônia e a Bolívia, que venham a reforçar o desenvolvimento sócio-econômico de forma sustentável. “Essa operacionalização conjunta, pode trazer benefícios para Rondônia, que tem a mercadoria, e para a Bolívia, que seria beneficiada com a passagem dos produtos por nosso país”, observou Rafael Badani.
Cassol disse que esses e outros assuntos serão abordados no próximo dia 15, em Guajará-Mirim, numa reunião binacional.