*A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia(CORE/RO), através do Distrito Sanitário Especial Indígena Porto Velho, está realizando em Guajará-Mirim, a última etapa local da Conferência de Saúde Indígena.
*Durante o encontro, representantes de lideranças indígenas da região estarão discutindo temas como: controle social, direito à saúde, desafios indígenas atuais, trabalhadores indígenas e não indígenas de saúde, segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento sustentável, que são eixos temáticos referentes aos serviços prestados pela Funasa.
*A conferência se prolongará até a próxima sexta-feira (02.11), quando serão escolhidos os delegados que irão representar as comunidades indígenas na etapa distrital, que acontecerá em Ouro Preto, no período de 12 e 16 de dezembro, próximo.
*Para o coordenador regional da Funasa de Rondônia, Josafá Piauhy Marreiro, a conclusão desta etapa é um importante passo para a comunidade indígena rondoniense e uma contribuição para a consolidação da missão da Funasa de promoção da saúde.
*De acordo com o presidente do Conselho Distrital Indígena Aurélio Tenharin, durante está sendo discutindo o futuro da saúde indígena, por isso é importante a participação de todos. "Vamos ouvir os usuários e formular propostas para melhorar o atendimento de saúde a todos nós", ressaltou.
*Durante seu pronunciamento na abertura da conferência, Aurélio Tenharin, elogiou a atuação da Coordenação Regional da Funasa, lembrando que apesar das dificuldades, ele tem certeza de que a instituição está realizando o seu trabalho com competência e responsabilidade. Ao justificar sua afirmação, o líder indígena afirmou "ter conhecimento do orçamento Dsei Porto Velho, da sua execução e do conteúdo de todos os contratos firmados para atendimento a saúde do índio pela coordenação".
*Segundo a chefe do Dsei Porto Velho, Iza Gurgel,esse é um momento democrático onde todos os envolvidos no atendimento de saúde as comunidades indígenas, têm a oportunidade avaliar o trabalho realizado pela Funasa, nos últimos cinco anos. "Durante a conferência, os índios estarão dizendo o que devemos fazer para melhorar a qualidade dos serviços prestados", ressaltou.