Na terça-feira (27), o pesquisador do INPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Sérgio Roberto Bulcão Bringel, ministrou uma palestra aos acadêmicos da FARO sobre “Amazônia: sua riqueza e a responsabilidade ambiental”.
Segundo o pesquisador, que também é professor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas, o objetivo da palestra foi mostrar como está a Amazônia e tentar despertar o interesse no aluno para o desenvolvimento sustentável, como também a sua responsabilidade. “Através de nosso trabalho de pesquisa queremos mostrar a realidade amazônica, entender o complexo que é a Amazônia, conhecer a interação que há entre a água, o solo e as plantas”, declarou o Sérgio Roberto.
Ele ressaltou também que o uso inadequado do solo está refletindo nas águas. O pesquisador conta que já foi observado em rios, que cortam municípios que não têm saneamento básico, que suas águas já estão contaminadas. “Não só as águas superficiais, mas também as subterrâneas. Isso é muito perigoso quando o lençol freático já começa a sentir esse tipo de reflexo, porque a recuperação é muito difícil e onerosa”, afirmou. Sérgio Roberto considera o fogo, a pastagem, o garimpo, as estradas, madeireiras, a burocracia e a corrupção como os sete pecados capitais da Amazônia. “Em função disso temos conseqüências desastrosas para o meio ambiente. As pessoas acham que riqueza é diamante, ouro, prata ou platina, mas na realidade sem a água não há vida”, finaliza.
Os dados levantados nas pesquisas servem de base para que as autoridades competentes possam implementar políticas voltadas para a realidade da Amazônia.