PALAVRAS DA COMANDANTE GERAL
*30 Anos da Polícia Militar
*Policiais Militares, servidores civis,
*Comemoramos 30 anos de criação da nossa querida Polícia Militar. Nestas 3 décadas a Corporação se consolidou como uma grande instituição que se desenvolveu juntamente com o crescimento do Estado.
*Da modesta Guarda Territorial, berço da nossa organização, hoje a PM está presente em todos os Municípios e em vários distritos e vilas, levando segurança e paz social as diversas comunidades.
*Não foi uma tarefa fácil. Aqueles que nos antecederam enfrentaram dificuldades de toda a sorte, pois foram desbravadores de uma fronteira recém aberta. Falta de infra-estrutura, doenças tropicais, ambiente violento, sacrifícios pessoais, esses bandeirantes sobrepujaram as adversidades e firmaram em base firme e sadia a recém criada milícia estadual.
*Enquanto a estrela do jovem Estado aumentava seu brilho na constelação da federação, a Polícia Militar passava a ocupar lugar de destaque no desenvolvimento e na estrutura governamental. Policiais Militares acompanharam a transformação de povoados em cidades e o nascimento dos 52 municípios.
*Atuamos incessantemente na defesa do Estado, do patrimônio público, na proteção de nossos cidadãos, na preservação da ordem pública, na luta por uma sociedade mais justa. A Polícia Militar tornou-se maior que seus integrantes e transformou-se em patrimônio da sociedade rondoniense. Está presente em diversos rincões e é requerida a instalação de quartéis em todas as localidades.
*Se tal fato ocorre, creditamos ao bom trabalho desenvolvido ao longo dos 30 anos, que integrou a Corporação e os policiais militares às comunidades a que servem.
*É um trabalho que não tem trégua, que não sofre interrupção. Uma missão que é passada a cada novo policial incorporado e que hoje é cumprida por 3.894 homens e mulheres que compõem o efetivo da Polícia Militar.
*Hoje nossas dificuldades não são as mesmas dos nossos pioneiros, mas nos inspiramos nas realizações daqueles tempos igualmente difíceis para enfrentar a criminalidade e a violência, para manter nossa operacionalidade, para levar segurança a cada lar e a cada família.
*Aos Policiais Militares, ativos e inativos, o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, pois foi o trabalho abnegado e dedicado de todos vocês que possibilita a comemoração dos 30 anos da nossa Corporação.
*Lembramos também os companheiros que tombaram nesta longa jornada, que perderam a vida no cumprimento da missão de proteger e bem servir. Heróis que não esmoreceram diante do perigo e cuja lembrança está viva em nossa memória. Prosseguir na jornada é nossa obrigação como forma de homenageá-los.
*Aos familiares dos policiais militares nossos agradecimentos. Suas orações para que retornem sãos aos lares após o serviço e a compreensão que a missão exige dedicação integral, constituem apoio e estímulo. Vocês são as colunas que sustentam esses bravos servidores.
*Nestes anos contamos com o inestimável trabalho dos nossos servidores civis, que tanto quanto os policiais militares, sempre trabalharam para o engrandecimento da Corporação, perfeitamente integrados ao convívio da caserna.
*Mas não caminhamos sozinhos. Sem os diversos órgãos e instituições que sempre nos apoiaram por mais que fizéssemos não conseguiríamos avançar. Em todos esses anos, o Poder Executivo Estadual estabeleceu políticas públicas e agiu para proporcionar o desenvolvimento da Corporação, a Assembléia Legislativa trabalhou para que o ordenamento jurídico estadual atendesse as necessidades da Polícia Militar e seus integrantes, e o Poder Judiciário sempre cooperou com a instituição.
*Imensurável o apoio que recebemos da Casa Militar e do Departamento Estadual de Trânsito, órgãos com quem mantemos estreitos laços de cooperação e parceria.
*O relacionamento harmônico com as Prefeituras e Câmaras Municipais, permitiu a união de esforços para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
*Da mesma forma, a interação com o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, imprensa, setores produtivos e sociedade civil organizada só produziu bons frutos e é mostra que a Corporação tem trabalhado em sintonia com os interesses dos cidadãos e das comunidades.
*Também contamos com a cooperação do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, demais Corporações co-irmãs e das Forças Armadas, todos irmanados para o atendimento do interesse público.
*Destacamos o trabalho da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, que sob o comando do Deputado Estadual Paulo Morais, tem se tornado o principal elo entre a Corporação e o governo.
*Por fim, devemos reconhecer o empenho e trabalho do Governador Ivo Cassol, na realização de investimentos e aquisição de recursos para dotar a Corporação da estrutura necessária para o desenvolvimento do nosso trabalho, onde destaca-se a contratação de novos policiais, o que trará aumento significativo do efetivo empregado na atividade fim.
*Aos agraciados com a Medalha “Mérito Forte do Príncipe da Beira”, comenda com a qual a Corporação reconhece os relevantes serviços prestados de forma voluntariosa e desinteressada, nosso muito obrigado.
*Para materializar esta data tão especial, lançamos um vídeo institucional, que retrata a nossa trajetória e os serviços que prestamos, uma revista comemorativa e um cartão telefônico alusivos a data.
*Agradecemos aos parceiros Governo de Rondônia, Tribunal de Justiça, Associação de Oficiais da Polícia Militar, Associação Tiradentes, Brasiltelecom, Emater, Policredi, Colorpress e a NDA publicidade, que realizou a mídia.
*Sabemos que a atual conjuntura exige maior empenho e sacrifícios, mas sei que a nossa firmeza de propósito, compromisso com o Estado e com seus cidadãos, e amor a nossa profissão, nos dará força e ânimo para superar limites e enfrentar as adversidades para cumprir nossa nobre missão de segurança publica.
*Porto Velho, RO, 26 de novembro de 2005
*ANGELINA DOS SANTOS CORREIA RAMIRES - Cel PM
*Comandante Geral da PMRO