*Capacitação Pedagógica Escola de Fábrica. Trata-se de mais um curso que será realizado na próxima segunda e terça-feira pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no auditório do Programa de Educação Profissional (Proep), que funciona na rua Duque de Caxias, em Porto Velho. A atividade, conforme a técnica Gildete Miranda, será aberta às 8 horas, com a proposta de preparar os técnicos da capital e interior do Estado com vistas à execução do Programa Escola de Fábrica que faz parte de uma ação nacional voltada aos jovens de 16 a 24 anos de idade regularmente matriculados em escolas públicas.
*O programa, segundo o sub-gerente do Proep, José Carlos Paim, foi criado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, e beneficiou Rondônia com pelo menos 10 cursos para oito municípios, com carga horária de 600 horas/aula e turmas de 20 a 25 alunos.
*Segundo Paim, a equipe da Seduc será capacitada pelo técnico do MEC, Marcelo Pedra, das 8 às 18 horas, no primeiro dia; e das 8 às 18 horas, com intervalo de duas horas para o almoço, no último dia. “O Escola de Fábrica é, com toda certeza, um grande ganho para o nosso Estado, pois aproxima a escola do trabalho, possibilitando ao educando contato com novas tecnologias utilizadas nos diferentes setores produtivos da sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida do aluno, gerando possibilidade de inserção no mercado de trabalho e gerando renda”, destacou Paim.
*Ele explicou ainda, que cabe ao MEC orientar, supervisionar, aprovar o projeto pedagógico e avaliar cada turma, enquanto a Seduc, por meio do Proep, supervisiona e acompanha o desenvolvimento do programa e a empresa formadora, fornece o ambiente adequado ao ensino-aprendizagem e os instrutores das aulas, entre outras atribuições.
De acordo com o secretário de Educação, Edinaldo Lustoza, a organização curricular dos cursos de iniciação profissional será distribuída nos eixos: básico, transversal e profissionalizante, permitindo o domínio dos conhecimentos, desenvolvimento de uma consciência crítica e autonomia intelectual do aluno, que receberá do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE) uma bolsa de R$ 150 enquanto durar o curso.
*Conforme foi aprovado pelo MEC, o curso de hortifrutigranjeiros será realizado no município de Alvorada do Oeste; o de artesanato mineral, em Ariquemes; os de beneficiamento do pescado e piscicultura de água doce, em Candeias do Jamari; de beneficiamento de pescado, em Guajará-Mirim; de horticultura, em Nova Brasílândia; de manutenção e montagem de equipamento industrial e têxtil, em Pimenta Bueno; de vendas e preparo de gêneros alimentícios, em Rolim de Moura; e de serviço de eletricista residencial e predial, em Porto Velho.