*Começou ontem (24.11), no auditório da Fundação de Apóio a Ciência e Tecnologia (Funatec) em Porto Velho o III Encontro de Peritos Criminalísticos do Estado de Rondônia.
O encontro, aberto pelo presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos do Estado de Rondônia (Simpec) e primeiro Secretário da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Edilson Almeida de Souza, conta com a participação de peritos de vários municípios do estado, e prossegue até o próximo sábado.
*A primeira palestra das diversas que compõe a programação do evento, foi proferida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Rondônia, advogado Orestes Muniz, que falou sobre a autonomia da perícia oficial. Em seguida, o perito criminal Antônio Jorge dos Santos, abordou o tema ‘O Perito e a Ética Profissional’.
*No período da tarde, os temas discutidos foram ‘A Padronização de Laudos’ e ‘Local de Acidentes de Tráfego’. Estiveram falando aos participantes os peritos criminais Ronaldo Sawada Viegas e Hélvio de Oliveira Pantoja, respectivamente. As atividades do primeiro dia do encontro terminaram com uma mesa redonda, onde foram discutidas questões relacionadas ao desenvolvimento do trabalho de perícia nos municípios de Ariquemes e Guajará-Mirim.
*O evento, segundo o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos do Estado de Rondônia (Simpec) é mais uma etapa do trabalho constante que vem sendo desenvolvido pela entidade, com objetivo de está possibilitando aos profissionais a busca constante de novos conhecimentos e troca de experiências.
*“Durante nossa gestão já realizamos vários eventos de suma importância para a perícia de Rondônia, entre eles o IV Comitê Nacional de Perícias em Crimes Contra o Meio Ambiente, citado pela direção da ABC como o evento mais importante ocorrido em 2004, no país”, afirmou Edilson Almeida.
*Ao falar aos participantes do encontro, o diretor da Polícia Civil de Rondônia, delegado Carlos Eduardo, disse que apesar das dificuldades, o laudo dos peritos rondonienses tem qualidade. Sobre o encontro, ele afirmou que é muito importante trabalhar com ética e, a discussão desse tema pelos peritos, é positiva para o setor de segurança de Rondônia.
*Programação do dia 25.11.05
*08:00h – Palestra – Amostragem Pontual x Dispersão Espacial: A Geoestatística como ferramenta de investigação pericial
*Palestrante: Perito Criminal João Carlos Herrmann
*09:45h – Palestra – Local de Crime Violento: Estudo de caso
*Palestrantes: Cláudio Gomes da Silva e João Dias Junior
*11:00h – Mesa Redonda: Regional de Ji-Paraná
*14:00h – Palestra –Identificação Veicular
*Palestrante: Perito Criminal Gilmar de Oliveira Chaves
*15:15h – Palestra - Assunto de Diversos
*Palestrante: Diretor do Instituto de Criminalística
*17:00h –Mesa Redonda : Regional de Cacoal