INVESTIMENTO - Grupo Votorantim apresentam projeto para indústria de cimento em Rondônia
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), recebeu na última terça feira, representantes do Grupo Votorantim que apresentaram o projeto da construção de uma indústria de cimento em Rondônia. Na ocasião, solicitaram o termo de referência a estudos ambientais para a implantação da fábrica, em Porto Velho.
O termo de referência para estudos ambientais deverá constar requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos como alternativas locacionais, impacto de vizinhança e no trânsito da região.
Os representantes da Companhia garantiram cumprir todas as exigências legais para instalação do empreendimento. Segundo o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, dentro da Lei e das normas ambientais a iniciativa poderá ser executada. “A Sedam fará vistoria e analisará o processo para depois licenciar a área”,afirmou Pastore.
O governador Ivo Cassol comentou o assunto falando que “um estado com grande potencial econômico precisa de obras como essa para crescer, mas com responsabilidade em primeiro lugar ao meio ambiente e com o povo de Rondônia.”
A proposta do empreendimento é ser construída em Porto Velho, km 13, Br 364 sentido Cuiabá gerando entorno de 300 a 350 empregos diretos e indiretos.
A previsão para o funcionamento é agosto de 2008. Na primeira fase com produção de 400 mil toneladas anual de cimento. De acordo com Valdemar Ferreira, Diretor Estratégico da Multinacional, a fábrica visa atender a demanda do mercado local e regional e em uma segunda fase a construção das Hidrelétricas do Madeira