Estudantes do quarto período do curso de publicidade e propaganda da faculdade Uniron, de Porto Velho (RO) venceram a etapa estadual do Desafio Sebrae. Além da viagem para disputar a semifinal quinta-feira, dia 23, em Belo Horizonte (MG) e troféus, ouviram um anúncio inédito desde a implantação da competição no Estado: conquistaram gratuitamente um curso de pós-graduação em qualquer área que escolherem.
*O anúncio foi feito na última sexta-feira aos campeões Eduardo Eugênio Moreira Filho, Fábio Fernandes de Barros Vasconcelos, Luciana Azevedo de Menezes, João Victor dias Pinto e Diego Menezes Feitosa – da equipe Máfia – pelo diretor da faculdade, Fernando Prado, durante a solenidade de premiação, no auditório da instituição.
*A Equipe Máfia teve a premiação extra à altura de seu desempenho, pois conquistou a vaga para a etapa nacional do Desafio Sebrae, além de medalhas e cursos do Sebrae em Rondônia, entre 720 participantes de 161equipes. O jogo inclui os universitários num clima de competição empresarial, tornando-os competitivos ao ultrapassar as barreiras comuns ao mundo dos negócios.
*O jogo desenvolve-se em cinco fases. As três primeiras apresentam às equipes a gerência virtual de uma empresa de madeira e móveis, em nível estadual, enquanto as finais são presenciais – a primeira em Minas Gerais e outra, com as oito melhores do país, em Brasília, concorrendo a uma viagem técnica à Itália.
*A solenidade de premiação aconteceu no auditório da faculdade Uniron, onde compareceram estudantes, diretores, professores e coordenadores de cursos, além de convidados de outras instituições de ensino superior. De acordo com o professor Prado, a pós-graduação é uma forma de incentivar a um número maior de estudantes da faculdade a participar do Desafio Sebrae.
*Os campeões da fase estadual do Desafio Sebrae consolidam a quebra de paradigmas, pois são de um curso de ciências humanas, além de deixarem para trás competidores de contabilidade, biologia, sistema de informação, economia e direito, bem representadas nas equipes Progressão (2ª colocada) e Empowerment (3ª classificada), representando duas faculdades e uma universidade, respectivamente – Ulbra, Faro e a Universidade Federal de Rondônia.
Hiram Rodrigues leal, diretor-técnico do Sebrae, destacou o empenho de todos os participantes, a partir das faculdades e universidades, a importância do Desafio Sebrae para aguçar o espírito empreendedor nos estudantes, que têm a chance de constituir sua própria empresa.
*Joel Bombardelli, diretor-acadêmico da Faro, também reconheceu a importância do jogo para o mundo acadêmico. Para ele, “a vitória vem no detalhe, tamanha a sutileza que os participantes devem ter”. “Competir no Desafio Sebrae é igual estimular à capacidade de gerar novos empreendimentos e empregos”, disse Juarez Prado, “comendador” da Uniron.
*
VEJA TAMBÉM: *
Aluna de Rondônia tem projeto aprovado na Câmara Federal
*
Nota Técnica sobre as hidrelétricas do Madeira