Estabelecer entendimento de competência e qualificar para ação efetiva de mercado, transformando ação em prática compartilhada sustentável e satisfatória. Essa é a proposta do projeto de consultoria Empresa Viva, desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia e que teve no último dia 15 de novembro seu 1º Seminário anual.
Do evento, ocorrido na chácara da Gráfica Palmares, no bairro Jardim Santana, em Porto Velho, participaram 60 pessoas entre consultores, coordenador e gestor do projeto, que dinamicamente desenvolveram trabalhos em grupos durante oito horas. A abertura foi feita pelo diretor-superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves, defendendo a necessidade de as pessoas, especialmente empresários, reforçarem a postura empreendedora e também a parceria institucional em qualquer empreendimento.
O Empresa Viva é um projeto-piloto que teve origem em Rondônia e vem dando certo. Atualmente, executa-se nos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim, atendendo a 30 empresas de vários setores, a exemplo de comércio, indústria e prestação de serviços.
Ao realizar o seminário, o projeto propôs, entre outras coisas, disseminar a cultura do aperfeiçoamento pessoal, o aprofundamento da visão de mercado, identificar meios de tornar a empresa um negócio de sucesso, ampliar autoconhecimento e competência para lidar com pessoas, aproximando parceiros e o fortalecimento das empresas.
Sob a orientação da facilitadora Aurineide Alves Braga, da empresa R&A Consultoria, o primeiro seminário levou à discussão pontos como análise de mercado, regras do sucesso empresarial como criatividade e de gestão, resolução de problemas e tomada de decisões em grupo, liderança e motivação pessoal, além de como avaliar e recompensar desempenho de equipe vencedora e o papel de líderes e gestores frente a suas equipes.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Lançamento do Pacto da Cadeia Produtiva da Pecuária promove desenvolvimento integrado em Rondônia
*
Gastronomia: Empresas de Pimenta Bueno têm curso de capacitação