Alunos do Curso de Direito da São Lucas realizam pesquisa sobre educação ambiental em escola pública

Alunos do Curso de Direito da São Lucas realizam pesquisa sobre educação ambiental em escola pública

Alunos do Curso de Direito da São Lucas realizam pesquisa sobre educação ambiental em escola pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Coordenados pela professora Andréia Alves de Almeida, os acadêmicos Thiago Pitaluga Cunha, Anne Thaianna Rocha, Catiene Magalhães, Edilane Soares dos Santos, Isabela Regina de Oliveira Forte e Renata Ravani, do 2º Período do Curso de Direito da Faculdade São Lucas, realizaram, na Escola Santa Marcelina, pesquisa na área de Educação Ambiental, objetivando conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. A iniciativa, que faz parte da Disciplina Metodologia Científica, ministrada pela professora Andréia Alves, visa conscientizar os alunos quanto à importância da preservação ambiental. Tendo em vista a grande carência de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental, foi feito um concurso de redações para crianças da 5ª série da Escola Santa Marcelina, enfatizando o tema “A Água”, constatando que a maioria não tem uma idéia clara do que é o meio ambiente, nem de como pode ser preservado. Por causa disso, além do concurso, também foram feitas entrevistas com crianças de várias classes sociais e faixas etárias, sendo diagnosticado que a maioria das crianças entende que o meio ambiente trata-se da natureza e que são muitos os problemas ambientais. “Embora a pesquisa tenha sido objetiva, a maioria das crianças demonstrava duvidas com relação ao compreendimento do que seria o meio ambiente, e até onde se abrange e quais as atitudes provenientes dele”, disse Andréia Alves. Com base nos resultados obtidos foi ministrada uma aula com o objetivo de sanar as deficiências encontradas. O grupo de pesquisa objetiva analisar o grau da consciência ambiental de crianças, buscando, também, com base nas conclusões do estudo, informá-las e dar-lhes uma nova visão, mais ampla, do meio em que vivem e dos resultados de suas ações, a curto e longo prazo, formando uma nova consciência, além de demonstrar que não existe a implementação de projetos visando a Educação Ambiental nas escolas. A pesquisa surgiu através de uma proposta de projeto idealizada pela professora Andréia Alves de Almeida, da Faculdade São Lucas, no intuito de aplicar a consciência ambiental em pessoas de faixas etárias distintas. A idéia é desenvolver um programa de conscientização ambiental e mostrar o que pode ser reciclado e quais as formas de reciclagem que existem, visando demonstrar o quanto a preservação do meio ambiente é importante para a vida. Os dados obtidos demonstram o nível de percepção das crianças quanto à preservação do meio ambiente, onde os alunos envolvidos no grupo de pesquisa perceberam o grau da deficiência (em alguns casos a ausência) da Educação Ambiental aplicada nas escolas. *VEJA TAMBÉM: * Professores da São Lucas apresentam trabalhos científicos em Congresso Nacional de Botânica * Especialização na São Lucas prepara Gestores da Qualidade em Serviços de Alimentação
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS