*Com o objetivo de intensificar a conscientização da população e o combate a dengue o governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está apoiando as atividades do Dia D de Combate a Dengue em todos os municípios do Estado. O apoio abrange a distribuição para as prefeituras de materiais educativos como camisetas, cartazes, bonés, botons e folders explicativos.
*“A administração Ivo Cassol entende que o compromisso não é só em atender os pacientes, mas também zelar por sua saúde através de campanhas educativas. A conscientização e a participação da sociedade são pontos determinantes, pois pequenas atitudes no dia-a-dia contribuem para a prevenção da dengue” afirmou Milton Moreira secretário da Sesau.
*O governo do Estado desenvolve atividades, durante todo o ano, voltadas para o combate a dengue. No mês de julho a administração investiu R$ 176 mil em peças de reposição para reparos nas bombas de aspersão e motores estacionários. O recurso foi uma parceria entre o Estado e a fundação Nacional de Saúde (Funasa) e todos os municípios foram beneficiados com a ação.
*As peças de reposição possibilitaram aos municípios a ampliação do número de máquinas utilizadas em ações de controle do índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. “A preocupação da administração com a falta de equipamentos foi decisiva para solucionar o problema, pois não podemos deixar de trabalhar na prevenção e combate a dengue. Rondônia é uma região endêmica da doença, e nossas ações, estão sendo feitas com responsabilidade” declarou o secretário da Sesau.
*O trabalho nas cidades priorizou, pontos de população flutuante como invasões, assentamentos e garimpos, locais que funcionam, com maior incidência, como criadouros do mosquito transmissor. Essas áreas têm um maior índice de manutenção do ciclo da doença.