Por meio do Programa de Educação Profissional (Proep), órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o governo de Rondônia formou, na última terça-feira (14), mais 60 alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes, que pertencem às escolas Carlos Drummond de Andrade, Jaime Barcessat e Teodoro de Assunção, concluíram os cursos nas áreas de manejo de fauna, manejo de flora, mecânica básica e confecção de jóias naturais.
Na ocasião, o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, entregou pessoalmente os certificados de conclusão de curso, oportunidade em que representou o governador Ivo Cassol, um dos grandes incentivadores da profissionalização dos alunos da rede pública estadual.
A solenidade aconteceu na sede do Batalhão de Polícia Ambiental, localizado no município de Candeias do Jamari, contando com as presenças da representante de ensino de Porto Velho, professora Irany Oliveira, do subgerente do Programa de Educação Profissional (Proep), professor José Carlos Paim, bem como, do comandante da Policia Ambiental, major PM Josenildo Jacinto do Nascimento, entre outras autoridades locais.
Em seu discurso, o secretário explicou que o governo de Rondônia vem trabalhando em diversas frentes para elevar a qualidade do ensino, ressaltando o programa de profissionalização dos alunos da rede estadual. “ Entre reformas e construções de escolas, o governo está empenhado em capacitar os educadores e estudantes, dos cursos oferecidos pelo Proep”, disse. Ele também informou que o Proep oferece cursos em 22 municípios. “De cada dez pessoas que passaram pela qualificação, sete já estão atuando na área”, contou.
Até o final deste ano, o Proep forma 6.500 alunos da rede estadual de ensino em cursos de vendas, montagem e manutenção de microcomputador, informática básica e lapidação de pedras, atingindo em cinco anos o número de 16.000 alunos atendidos em todo o Estado.
Para a estudante Adriana Lucinéia, que concluiu o curso de manejo de fauna, o Governo do Estado se mostra sensível ao ajudar os alunos do ensino médio a ingressar no competitivo mercado de trabalho rondoniense.