Pelo menos quinze pessoas são atendidas todos os dias no Centro de Reabilitação das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Os pacientes são acompanhados pelo coordenador da Clínica, fisioterapeuta Diogo Luiz Almeida, que orienta os acadêmicos do primeiro ao terceiro período do curso de Fisioterapia. "Por enquanto, os acadêmicos só observam os procedimentos. Nosso objetivo aqui é garantir o aprendizado deles, e ao mesmo tempo beneficiar a comunidade carente," esclarece o coordenador.
O atendimento realizado na Clínica de Fisioterapia da FIMCA é para os pacientes com problemas traumato ortopédico. Seu Luiz José Lima é acompanhado há cerca dois meses, por causa de uma artrose no joelho. "O ortopedista me encaminhou para fazer fisioterapia no meu joelho. Quando fiquei sabendo que a FIMCA estava oferecendo o atendimento procurei logo, pois já estava com muita dificuldade para andar. Em um mês já senti que melhorou bastante", conta o paciente.
As atividades dos acadêmicos no Centro de Reabilitação também são acompanhadas pela coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Neide Ribeiro. "São realizados atendimentos nas áreas da Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia. Em breve serão disponibilizados para Neurologia, Respiratória, Reeducação Postural Global (RPG), entre outras", destaca Neide Ribeiro.
Para conseguir o atendimento é preciso que o paciente apresente o encaminhamento médico na clínica, que fica na própria Faculdade, para então ser agendado o tratamento, conforme a disponibilidade de horário. Para contribuir com a manutenção do Centro, basta pagar R$ 1,00 (um real) por cada atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Emoção na comemoração dos 10 anos da Fimca
*
FIMCA completa 10 anos de formação profissional e prestação de serviço à comunidade