*Novos mercados de trabalho foram criados ou ampliados nesta semana para centenas de jovens e adultos na Zona da Mata e Vale do Guaporé com a execução do Projeto Educação para a Cidadania, através do programa Intercâmaras da Escola do Legislativo.
A Escola do Legislativo, órgão da Assembléia Legislativa de Rondônia, está realizando cursos, palestras e ensinando artes e ofícios em oficinas instaladas em pontos centrais de comunidades pobres da região. Sem nenhum custo para os participantes. O Projeto Educação para a Cidadania está sendo executado desde o dia 7 passado até o próximo dia 15 abrangendo os municípios de Alta Floresta, Santa Luzia, Alto Alegre dos Parecis, São Miguel, São Francisco e Costa Marques.
*Um novo mercado de trabalho surgiu, por exemplo, após o professor de Organizações e Técnicas Comerciais da Escola do Legislativo, Fernando Ereira Renda, ministrar em Alto Alegre dos Parecis um curso de técnica em secretariado.
*Várias firmas de Alto Alegre queriam abrir vagas para secretárias ou secretários – e muitos moradores, especialmente jovens saídos de escolas de nível médio vinham tentando conquistar o emprego – mas não tinham a formação técnica necessária.
Dessa forma, nem as firmas ofereciam o emprego e nem ele era procurado. O problema foi solucionado pelo curso trazido à cidade pela Escola do Legislativo. Cinqüenta e sete emocionados alunos fizeram fila para abraçar e apertar as mãos do professor Fernando ao final do curso, ontem, que lhes ensinou desde como atender a um telefonema, até noções de relações públicas, relações humanas com chefes e com colegas de trabalho, clientes e visitantes.
*Moças, rapazes, adultos, lotavam o auditório da Câmara Municipal para assistir às aulas do curso. Uma senhora levou o bebê recém-nascido com ela.
Amamentava a criança enquanto participativa de grupos de trabalho sobre temas como administrar arquivos e fluxo de correspondência.
*Essa aluna somente largou o bebê (nas mãos de uma amiga) no final do curso quando os alunos foram para a frente da turma para fazer dramatizações sobre comportamento profissional e até mesmo de etiqueta social.
*O número de candidatos ao curso foi tão grande que muitos foram transferidos para o curso de servidor pró-ativo que a Escola do Legislativo também realizou em Alto Alegre.
*Em Alta Floresta, os alunos da oficina de cerâmica instalada pela Escola do Legislativo no bairro Princesa Isabel, o mais pobre da cidade, estão trabalhando em esculturas que aprenderam a fazer e apresentarão ao povo da cidade numa exposição de arte marcada para o final da semana.
*É mais um mercado de trabalho criado na região. Os moradores do bairro Princesa Isabel aprenderam a fazer principalmente utilitários domésticos como jarros, vasos, potes etc. de cerâmica, que podem vender desde R$ 10,00, as mais simples e menores, até quanto mais valiosa a obra de arte que puderem produzir.
Essas são apenas duas amostras dos mercados que estão sendo abertos durante a realização do Projeto Educação para a Cidadania nesta região.
*Outras oficinas, cursos e palestras estão sendo realizados para atender a comunidade e gerando mercados e melhorando a qualidade de vida da população.