Na manhã de quinta feira (8), O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Augustinho Pastore, recebeu os garimpeiros e deputados para discutir soluções para a retomada as atividades de extração de ouro no Rio Madeira.
Os garimpeiros reivindicaram mais rapidez aos processos de Permissão de Lavra Garimpeira – PLG, expedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM às áreas e pediram apoio da Sedam para legalmente poderem continuar o trabalho no rio. Augustinho Pastore assumiu o compromisso em agilizar o processo caso o Ibama atribua a delegação do licenciamento ambiental ao Estado.
Os deputados presente na reunião mostraram - se bastante preocupados com as famílias dos garimpeiros. A morosidade da PLG poderia deixar as famílias sem alimentação.
Participaram da reunião; Augustinho Pastore, secretário da Sedam, Cletho Brito, coordenador técnico, José Trajano, geólogo e analista Ambiental, Ibaldeci Ferreira, gerente de Fiscalização, deputados estaduais Alexandre Brito, Jair Mioto, Maurinho e Valdivino Tucura.