*Mais uma vez, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, SEAPEN, alerta sobre os falsos rumores que teimam em surgir. “Nenhuma tentativa de fuga ocorreu na madrugada da última sexta-feira, 4”, afirmou o gerente do Sistema Penitenciário em Rondônia, Lorival Milhomen. A informação divulgada por alguns sites rondonienses e emissoras de TV de que teria havido um tiroteio em tentativa frustrada dos detentos no interior da Casa de Detenção José Mário Alves da Silva, o Urso Branco, foi desmentida até pela própria assessoria de comunicação da Polícia Militar, a qual foi citada como fonte por um dos sites.
*Segundo Lorival, as especulações de prováveis rebeliões, motins e fugas são normais quando se aproxima o final do ano. Nesse sentido, “o secretário de administração penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, busca constantemente em sua gestão prevenir possíveis planos de fuga e outras insurreições por parte dos detentos”, declara a gerência.
*As constantes revistas na casa de detenção vêm contribuindo na prevenção. Um exemplo foi a operação realizada na semana passada. Com um efetivo de aproximadamente 100 homens, envolvendo a Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar, agentes penitenciários, militares da reserva (os chamados RR’s que prestam serviço à SEAPEN) e bombeiros, a Secretaria comandou uma revista geral e minuciosa nas dependências da unidade prisional. Enquanto a PM garantia a segurança, bombeiros vistoriaram o forro e teto da Unidade, e os agentes e RR’s o interior das celas.
*Na ocasião, foram encontrados 18 celulares com carregadores, armas artesanais (chunchos), porções de cocaína e maconha. Além da revista, foi feito também um levantamento das portas que se encontravam com sua estrutura comprometida pela ação do tempo, ferrugem ou desgaste mecânico, sendo feitos reparos, prática constante dentro dos procedimentos de rotina do presídio.
*Vale salientar que, as revistas foram realizadas com a ajuda de detectores de metal, e dentro dos moldes de segurança previstos, zelando pela preservação dos pertences dos detentos.