A superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem), Siomara Oliveira, coordenou hoje(08), pela manhã na sede do instituto em Porto Velho, a destruição de produtos impróprios para o consumo, em virtude de se encontrarem fora dos padrões de qualidade e que colocam em risco a vida e a segurança do consumidor.
*Os produtos destruídos são materiais elétricos, pneus, filtros e brinquedos, entre outros, que foram apreendidos de Porto Velho a Vilhena no período de 2004 a 2005, num total de 92 processos de apreensão, que só pode ocorrer depois de esgotados todos os recursos jurídicos possíveis.
*Os produtos são retirados do comércio, em virtude de não possuírem certificação de qualidade pelos laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, e devem conter a marca do Inmetro na embalagem e no produto.
*A certificação se dá nas áreas da saúde, meio ambiente e segurança enfocando a qualidade de extintores, capacetes, pneus de carro e moto, roupas, fogões, bebedouros, estabilizadores e filtros de linha, materiais elétricos de baixa tensão, além de mangueiras, reguladores de pressão para gás, além de 50 outros produtos e no ano que vem irá o Ipem irá fiscalizar pneus recapados e bicicletas infantis.
*O Ipem coloca a disposição o telefone 3229-6020 para denúncias, informações e esclarecimentos à população, e funciona na Avenida dos Migrantes antiga Costa e Silva esquina com rua Farquar no bairro da Balsa, em Porto Velho.