Perigo de contaminação vai além do leite e queijo

Perigo de contaminação vai além do leite e queijo

Perigo de contaminação vai além do leite e queijo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O leite e o queijo que assombram o País não são os únicos perigos que entram pela boca dos brasileiros. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) registra este ano mais de 200 casos de produtos fora da lei. Foram interditados, por exemplo, quatro lotes de derivados de amendoim: Paçoca Rolha, Irlofil (lote 512/2), Paçoca Rolha, Covizzi (4671), Paçoca Rolha, Amendupã (2108), e Paçoca Arangel (2406). Os produtos tinham teores de aflatoxinas superiores aos permitidos. As aflatoxinas são substâncias produzidas por fungos e seu desenvolvimento se dá em condições adversas de armazenamento, como umidade. A presença de aflatoxina não significa que o consumo do produto contaminado causará câncer ou outras doenças, mas, sim, que existe o risco, pois isso depende da quantidade e da freqüência com que o alimento contaminado é ingerido. Também foi suspenso o remédio Utoral, da Meizler Biopharma (E668608), que inibe multiplicação de células cancerosas e é usado para controlar vários tipos da doença, mas não trazia na bula os efeitos colaterais. Outros remédios suspensos Medicamentos da J.B. Marvila, da M.R. Marvila e produtos da Farmácia Alquiotupã foram suspensos por falta de registro. A Anvisa também suspendeu o Cianidin (Cimetidina) 200 mg, da Companhia Brasileira de Antibióticos (Cibran); Xarope Peitoral de Ameixa Composto Simões e Cerus Solução Oral Simões, do Laboratório Simões. Nenhum deles apresentava registro. Pelo mesmo motivo foi suspenso o uso dos medicamentos da Poly Flora Produtos Naturais, Kingston Chemical Produtos Químicos e os lotes 2183 e 2188 da Dipirona Sódica, fabricado pela Natulab, por problemas na rotulagem e no pH, além da data de fabricação e validade inelegíveis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS