Numa atitude inédita na história da Casa, o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador José Hermínio (PT), resolveu antecipar o 13º salário de servidores estatuários, que normalmente era pago até o dia 20 de dezembro, para novembro, junto com a folha de pagamento do mês.
“Se Deus quiser, no máximo, até o dia 23 de novembro, os companheiros e companheiras que ainda não receberam o 13º na data de aniversário, vão poder contar com esse reforço de caixa antes do previsto”.
Segundo o presidente, “pagar bem aos servidores e dentro do mês trabalhado, não constitui nenhum gesto de caridade, mas, sim, um dever de todo administrador que tem responsabilidade e, sobretudo, respeito aos prestam serviços à máquina burocrática”.
Hermínio disse que já havia pensando na possibilidade de pagar o 13º com a folha de novembro, mas só decidiu fazê-lo depois de conversar com o Coordenador Financeiro e a Diretora do Departamento de Pessoal, que prontamente o atenderam, fornecendo-lhe as informações necessárias, em tempo hábil.
Ele afirmou, no entanto, que, “se o ano que finda não foi um dos melhores para os trabalhadores da Câmara, mas, certamente, não foi um dos piores, principalmente se comparado com períodos anteriores. Apesar das dificuldades financeiras, implantamos, na íntegra, o Plano de Carreiras, Cargos e Salários, uma antiga reivindicação da categoria”.
“Creio que o próximo ano será bem melhor. Com o incremento no orçamento da Casa, vamos atualizar as progressões, pagar os atrasados e ainda reajustar os salários. Os servidores que hoje ocupam cargos nas Comissões e Subcomissões continuarão sendo prestigiados” Antes, a maioria desses cargos era exercida por pessoas alheias ao quadro.