A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibilizou em sua
página na internet o edital de licitação para as obras de construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, a primeira das duas unidades projetadas para o Rio Madeira, em Rondônia.
O edital foi aprovado pela diretoria colegiada da Aneel na última terça-feira (30), e o aviso do edital foi publicado ontem no Diário Oficial e em jornais de circulação nacional e internacional devido ao interesse de investidores estrangeiros na licitação.
O leilão está marcado para 10 de dezembro, na sede da agência reguladora, em Brasília, via sistema eletrônico operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O valor máximo para o custo da energia a ser gerada pela Usina de Santo Antônio foi definido em R$ 122 por megawatt-hora e segundo a Aneel o formato do leilão prevê que o vencedor será quem ofertar o menor lance em reais por megawatt-hora.
O valor total do investimento, segundo avaliação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão encarregado pelo governo para pensar o planejamento energético do país, será de cerca de R$ 9,5 bilhões.
O empreendimento deverá gerar energia a partir de dezembro de 2012, quando deverá entrar em operação a primeira unidade geradora. O projeto inclui a instalação de um total de 44 turbinas e a área do reservatório terá 271 quilômetros quadrados. O prazo até a implantação final é de 90 meses, equivalente a sete anos e meio.