O gerente regional da Eletronorte em Rondônia, Fernando Fonseca, esclareceu na manhã desta terça-feira, 31, as quedas de energia ocorridas na zona norte da Capital. Ontem, 50% da população de Porto Velho ficou sem energia no período de 13h10 e 14h50. As interrupções foram causadas durante a realização das obras de melhorias nos cabos de transmissão de energia para as sub-estações da Eletronorte.
*A Eletronorte firmou contrato com a Embratel para envio de dados via linhas de transmissão, visando trazer benefícios para o estado de Rondônia. Com a obra, novos cabos estão sendo instalados desde o dia 17 desde mês. De acordo com o gerente, de Samuel até Rolim de Moura o serviço já foi concluído, faltando conclusão da sub-estação de Porto Velho a sub-estação de Alphavile.
* A Eletronorte opera em Porto Velho com duas sub-estações; a Areal – que corresponde à localidade entre o Trevo do Roque e a zona sul da capital, e a Alphaville que atende a zona norte do município. Tendo sido esta última, a sub-estação que foi afetada ontem.
*A Eletronorte fez testes verificando as oscilações de energia, e detectou que se desligasse uma das linhas de transmissão, até a sub-estação Alphaville, não haveria falha no fornecimento de energia durante os serviços e não detectou que haveria problemas durante essa manutenção. Porém, não foi o que aconteceu. Depois dos últimos episódios de “apagões” ocorridos, o serviço de manutenção foi suspenso de ontem até a próxima segunda-feira, 06.
"A partir de agora iremos investigar a fundo os problemas que podem ser gerados para evitar que esses transtornos ocorram novamente", alegou Fonseca. O estudo está sendo feito em Brasília e paralelamente em Porto Velho. Isso porque, os equipamentos de Brasília são mais eficazes e ajudarão a dectar possíveis falhas durante a manutenção.
*
Melhorias
*Os papagaios são constantemente causadores de interrupções na transmissão de dados, pois cortam o cabo-guarda que contém a fibra ótica, resposável pela comunicação com as sub-estações, transmissão de dados via internet e outros serviços. *No novo cabo que está sendo instalado, as fibras óticas passam por dentro de um fio de aço. Desta forma não serão afetados por pipas. “Com o novo serviço, a população não terá nenhum benefício em relação à energia elétrica, mas na velocidade da transmissão de dados”, explica.
*O encerramento dos serviços estavam previsto para o dia 25 deste mês. Com a interrupção, o prazo não tem data definida.
*“É importante dizer que os desligamentos não têm nenhuma relação com falta de geração de energia, pois o estado trabalha hoje com o dobro da demanda” finalizou Fonseca. A Eletronorte está estudando as causas do desligamento para evitar novas interrupções.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Ceron monta mega operação para garantir energia elétrica no dia das eleições
*
Ariquemes consegue reduzir casos de malária em 36%