Uma das doenças que mais aflige a população da região Norte é a malária. Em Rondônia, o mosquito anofelino, responsável pela transmissão da doença continua fazendo vítimas. Na cidade de Ariquemes houve queda de cerca de 36% em comparação com o mesmo período no ano anterior.
*O técnico da Fundação Nacional de Saúde, Regenealdo Guedes, coordenador do combate a malária, disse que essa redução é advinda de uma política de saúde pública implantada nos últimos dois, junto com a administração do prefeito Confúcio Moura (PMDB). *Durante todo o ano de 2005 foram registrados 4903 casos, enquanto que até o mês de setembro foram 2384.
O alto número de casos ainda registrados na cidade é devido à demanda de outros municípios da região, que não conseguem cuidar de seus pacientes e acabam enviado para Ariquemes. Cerca de 50% dos casos de malária são importados de outros municípios.
*O prefeito Confúcio Moura vem se empenhando sistematicamente para combater o avanço das endemias. Os investimentos no setor tem sido importantes para a redução deste problema, que tende a perseguir os menos favorecidos e moradores de áreas periféricas.
*
VEJA TAMBÉM: *
Polícia desarticula bando de assaltantes no Distrito de Triunfo - Foto
*
PRF apreende 16 Kg de Cocaína em Vilhena