Amazonas - Balanço de combate a invasões no final de semana em Manaus é divulgado

Amazonas - Balanço de combate a invasões no final de semana em Manaus é divulgado

Amazonas - Balanço de combate a invasões no final de semana em Manaus é divulgado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MANAUS - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) conseguiu fazer a retirada de pelo menos quatro novas invasões em áreas de preservação permanente da cidade entre a última sexta-feira (27) e o sábado (28) nas zonas Norte, Leste e Centro-Sul de Manaus. *Com isso, sobe para 28 o número de invasões desocupadas pelo Poder Público Municipal desde o início do ano com a finalidade de preservar o meio ambiente e impedir que famílias se instalem às margens de igarapé e sofram, em função da falta de infra-estrutura, com problemas como alagamentos, sobretudo no período chuvoso. O combate às invasões é feito pela equipe da Coordenadoria de Qualidade e Controle Ambiental (CQCA) da Semma. *Na última sexta-feira foram retirados barracos e famílias de três ocupações: Jardim do Éden, no Alvorada 1, América do Sul, Novo Israel e Raio do Sol, no Francisca Mendes. Na primeira, foi removida uma armação de alvenaria e dado um prazo para a saída de duas famílias que habitavam em dois barracos de madeira. *No Novo Israel, quatro armações e cinco barracos de madeira foram retirados e uma idosa foi conduzida a um albergue pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). A mesma área já havia sido alvo de invasores há cerca de um mês e meio, que também foram impedidos pela Semma de consolidar a ocupação. *No Raio do Sol, no Francisca Mendes, havia oito armações e seis barracos, dos quais quatro foram mantidos de pé com prazo dado às famílias para saíam do local. Num dos barracos, foi identificada a presença de uma gestante. *No sábado, aconteceu a maior ação, com a retirada de aproximadamente 100 pessoas. Na área, havia cerca de 10 armações e diversos terrenos demarcados. Não houve resistência por parte dos invasores, conforme informou o chefe do Núcleo de Áreas Protegidas do CQCA, Norberto Magno. *Segundo ele, nesta ação a equipe contou com o apoio da Semulsp, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar do Amazonas. Norberto informa que das 28 invasões contidas este ano apenas três foram mantidas por estarem localizadas em terrenos particulares. *Uma comissão formada por cinco representantes da ocupação foi formada para se reunir, na tarde de segunda-feira (30), com o coordenador de Qualidade e Controle Ambiental, José Rogério Mendes. O objetivo foi identificar as famílias que estão necessitando de moradia e encaminhar a demanda para os órgãos competentes. *"É importante esclarecer que a reunião não terá como objetivo permitir que a ocupação permaneça no local. Receberemos a lista com os nomes e solicitaremos o pedido, por meio de ofício, para as secretarias municipais e estaduais", afirma.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS