Produtos derivados do peixe, como a polpa, o hambúrguer e a farofa serão inseridos no cardápio da merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. O chefe da Divisão de Alimentação Escolar (Diale) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antonio Rocha de Albuquerque, informa que em 2007 a Prefeitura vai adquirir aproximadamente 50 mil quilos de peixe, diretamente dos pescadores associados à cooperativa e que beneficiam o produto no Terminal Pesqueiro, recém reformado e ampliado.
*A aquisição será feita com recursos municipais, através do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), e do Governo Federal, através dos Programas Nacionais de Alimentação Escolar (PNAE), em Creches (PNAC) e Indígena (PNAI). “O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prima pelo aproveitamento de alimentos regionais no preparo da merenda escolar, e o peixe é um dos nossos principais produtos, e dos mais nutritivos também”, ressalta o chefe da Diale.
*A secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, enfatiza que o município já utiliza como mistura no preparo da merenda escolar o charque, a carne bovina moída e inteira e a carne de frango. “A adição do peixe, além de enriquecer o cardápio, será também um incentivo aos pescadores da região, gerando mais empregos diretos e indiretos”, cita a secretária.
*Curso/b>
*Visando capacitar os profissionais que manipulam o pescado para um melhor aproveitamento do produto, iniciou hoje, 30, no Terminal Pesqueiro e se estende até quarta-feira, 1, um curso promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) e pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).
*A capacitação atende a nutricionistas e técnicos da Diale, da Emater, da Semagric e do próprio terminal. As aulas acontecem das 8 às 18h e das 14 às 17h. Além do peixe, os participantes também estão aprendendo a como melhor aproveitar o peito de frango.