A desembargadora Zelite Andrade Carneiro será a primeira mulher a presidir o Poder Judiciário rondoniense. Na próxima segunda-feira, 29 de outubro, acontece a eleição da nova diretoria do Tribunal de Justiça de Rondônia. Os desembargadores vão eleger presidente, vice-presidente e Corregedor (a) Geral da Justiça que vão compor a cúpula diretiva do Judiciário Estadual no biênio 2008/2009.
De acordo com o artigo 13 do Regimento Interno do TJ/RO, na mesma sessão serão escolhidos: diretor da Escola da Magistratura e cúpula diretiva do TRE.
Zelite Andrade Carneiro já foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional de Roraima) e procuradora geral de Justiça de Rondônia. Ela foi indicada para o TJ dentro do quinto constitucional do Ministério Público.
O desembargador Valter Valtemberg Júnior deverá ser o vice-presidente do TJ, que tem 17 desembargadores.
Para substituir a desembargadora Ivanira Feitosa na Corregedoria do Tribunal deverá ser eleito o desembargador Sansão Saldanha. Para o TRE, substituindo o desembargador Gabriel Marques de Carvalho, está cotado o desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes.
Os juízes auxiliares da presidência do TJ para o biênio 2008/2009 deverão ser Francisco Borges Ferreira Neto, da 1ª Vara Criminal de Porto Velho, e José Antônio Robles, da 4ª Vara Cível.