*O diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) Amado Hahhal pediu conscientização e apoio da prefeitura de Porto Velho para diminuir o número de serviços prestados pela unidade que devem ser feitos pelo município. “A necessidade de atendimento básico, por parte da prefeitura é fundamental, pois o nosso sistema de saúde está absorvendo muito dos serviços de baixa complexidade que são de competência do município” afirmou.
*O cuidado a gestantes é um dos exemplos de atendimento de baixa complexidade feito pelo Estado e que deveria ser realizado pela secretaria municipal de saúde. A maternidade do HB realizou de janeiro a setembro desse ano mais de 12900 procedimentos médicos a gestantes sem riscos, todas da Capital, que deveriam ser feitos pela prefeitura. Os atendimentos que envolveram curetagem, partos normal e cesariana.
* “Mais de 40% das mulheres encaminhadas à unidade chegam sem nunca terem se consultado por um ginecologista ou fizeram exame pré-natal, que teria que ser oferecido pelo sistema municipal de saúde” completou Amado.
*O Núcleo Estadual de Diagnóstico é outro exemplo de serviço prestado pelo governo estadual que deveria ser feito pela prefeitura da Capital. O núcleo, somente nos primeiros nove meses do ano, realizou mais de 24 mil exames, considerados de baixa complexidade como ultra-sonografia, mamografia, raio-x e endoscopia.
*Mais de 230 mil exames de sangue - O Laboratório Análises Clínicas do HB realizou de janeiro a setembro de 2005 mais de 230 mil exames de sangue e urina que eram para serem realizados pela secretaria de saúde de Porto Velho. O pronto socorro da unidade, que também é um exemplo, fez aproximadamente 29 mil consultas no mesmo período, novamente realizando um serviço de responsabilidade da prefeitura.
* “A administração Ivo Cassol está e continuará atendendo da melhor maneira possível os pacientes encaminhados ao HB pelo setor municipal de saúde, mas precisamos da atuação concreta por parte da prefeitura para os procedimentos que não envolvam riscos. Se a nossa unidade atendesse somente casos de competência estadual o serviço teria ainda mais qualidade” completou o diretor do HB.