No próximo dia 30 de novembro, a Centrais Elétricas de Rondônia (
Ceron) terá um reajuste na tarifa de energia elétrica. A tarifa residencial custa hoje R$ 0,329 KW/h, não inclusos ICMS, PIS/PASEP e Cofins. Com os impostos a tarifa custa cerca de R$ 0,43 KW/h. O último reajuste foi feito no dia 28 de novembro de 2005.
*O ICMS é cobrado de todos os consumidores e a alíquota para efeito de cobrança é 17%. Os fornecimentos residenciais e residenciais de baixa renda, com consumo mensal até 30 kW/h, estão isentos conforme preceitua a legislação em vigor.
*No Brasil, 64 distribuidoras tiveram o reajuste autorizado, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com assessor da diretoria financeira da Ceron, José Cabral, a Aneel é a responsável por determinar o valor do reajuste com base em números fornecidos pela Ceron, tais como energia comprada e encargos. Segundo Cabral, o reajuste deve ser definido até o próximo dia 28.
*Segundo a última pesquisa realizada em 2002, a Ceron atende 320.175 consumidores em todo o estado com o consumo de 1.193.105 MW/h.
*
VEJA TAMBÉM:
*
TCU apura irregularidades em Furnas
*
Facilitadores de Rondônia do projeto de melhoria na gestão penitenciária recebem certificados em Brasília