*Um grupo de acadêmicas do 3ª Período de Pedagogia da Faro apresentou nesta quarta-feira, a peça teatral “Grávida aos 14 anos e agora ?”. O espetáculo encenado faz parte da disciplina Arte e Educação ministrada pelo professor João Albuquerque que explicou a proposta.
*“A idéia é utilizar as artes cênicas no processo ensino – aprendizagem”, justificou o docente, ressaltando que antes das aulas práticas, os alunos conheceram na teoria a importância das atividades artísticas no processo educacional. “Depois do embasamento teórico a turma está apresentando atividades, seguindo o conteúdo programático que contempla a interdisciplinaridade da arte com outras disciplinas”.
*O enredo da peça “Grávida aos 14 anos, e agora?”, reflete a linha de raciocínio do educador, tendo em vista que orienta pais, adolescentes e educadores como lidar com a gravidez precoce, um dos problemas enfrentados hoje pela sociedade. “A idéia não é fazer apologia a gravidez na juventude, mas caso ocorra o fato se ter uma postura coerente diante do fato, mas procurando conscientizar que o aborto não é a solução do problema”, observou João Albuquerque.
*O roteiro
* Ana, uma garota de 14 anos engravida do namorado Ricardo, que pede para a namorada praticar o aborto. A mão aceita a gravidez, mas o namorado viaja e deixa a garota, que sofre preconceito pela diretora da escola, onde ela estuda.A menina dá a luz e recebe o apoio da médica responsável pelo parto.
*O texto foi escrito pelas próprias acadêmicas. Ao final da apresentação, o professor João Albuquerque fez algumas observações, inclusive orientou as alunas a procurar estudiosos do tema gravidez na adolescência para poder transmitir ao público uma mensagem correta e com informações coerentes.