Ribeirinhos do Vale do Guaporé recebem assistência médica - Foto

Ribeirinhos do Vale do Guaporé recebem assistência médica - Foto

Ribeirinhos do Vale do Guaporé recebem assistência médica - Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A população ribeirinha do Vale do Guaporé, trecho que compreende os municípios de Pimenteiras D’Oeste à Costa Marques, foi contemplada com serviços de assistência médica, com mais de 1.500 pessoas sendo atendidas. O trabalho foi realizado por uma expedição formada por profissionais e acadêmicos da área de saúde. A concretização do projeto se tornou possível com o apoio do governo do estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). *A iniciativa surgiu a partir da observância da carência em que vivem as comunidades do entorno dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. O objetivo é o desenvolvimento sócio-econômico, ambiental e cultural da região, como forma de difundir as ações dos governos federal, estadual e municipal, numa iniciativa de união solidária. *Foram 12 dias de intenso trabalho, onde a expedição percorreu as comunidades de Pimenteiras D’Oeste, Pedras Negras, Santo Antônio do Guaporé e Costa Marques. Os ribeirinhos receberam atendimentos médicos, odontológicos e nutricionais. Exames laboratoriais de rotina e atividades de pesquisa na área de saúde também fizeram parte do cronograma de atividades. *Em cada localidade visitada, foram realizadas palestras para os professores e administradores de escolas da rede pública, que foram orientados sobre a importância da higiene na preparação de alimentos, alimentação saudável e montagem do cardápio escolar. As crianças também assistiram a palestras sobre higiene bucal. Houve a distribuição de escovas, pastas e fios dentais. *Após o fim dos trabalhos a equipe estabeleceu um perfil geral da população, com aspectos sócio-econômicos e nutricional. Segundo o relatório apresentado, foi observado um déficit na qualidade da alimentação da população ribeirinha, o que acarreta em problemas de saúde. Foi constatado também a precariedade no fornecimento de água e no direcionamento do esgoto, além da ausência de centros efetivos de diagnósticos, tratamento e educação para os aspectos de saúde. *O secretário da Sedam, Augustinho Pastore, com base no relatório conclusivo da expedição, comentou sobre a necessidade de uma campanha efetiva de assistência a essas comunidades, considerando que elas representam uma parte significativa da população estadual e municipal. “Dada a dificuldade de acesso dessas populações a um centro de saúde, torna-se indispensável à realização de campanhas que visem não somente o tratamento, mas principalmente, a prevenção de doenças”, ressaltou Pastore.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS