*A prefeitura de Porto Velho teve nesta sexta feira (20) vários motivos para comemorar o nascimento de mais uma criança na maternidade Mãe Esperança. É que, depois de menos de quatro meses, a maternidade recebeu o bebê de número mil. Gabriel Camilo nasceu na última quinta-feira, às 19 horas, e é o terceiro filho da dona de casa Fabiana Camilo. “Dos meus três filhos, este foi o parto mais tranqüilo e eu fui muito bem atendida aqui na maternidade” disse a mãe toda feliz.
*A maternidade foi inaugurada em 29 de junho deste ano. De lá para cá, tem feito uma média de 10 partos por dia, o que, segundo a diretora do hospital, Ida Peréa, é a comprovação de que o objetivo da instituição vem sendo cumprido.”A vitória maior é das próprias mães que agora tem um lugar seguro e estruturado para terem seus filhos”, argumentou a diretora.
*Entre as autoridades presentes, estava o Deputado Federal Eduardo Valverde, um dos maiores incentivadores da implantação da maternidade. ”A estrutura e o bom funcionamento desta maternidade enobrece o serviço público da capital, pela qualidade do serviço que é prestado pela prefeitura municipal” disse o deputado.
*O secretário municipal de saúde, Sid Orleans, fez questão de salientar que a maternidade, onde nascem 10 crianças por dia - partos normais ou cesarianos - pode ser considerar como uma instituição que realmente funciona a contento. “Para nós é uma satisfação poder comprovar que realmente a maternidade Mãe Esperança está cumprindo a sua proposta inicial de atender as mulheres que nos procuram, para ter seus bebês. Isso quer dizer que a maternidade está funcionando muito bem”, salientou.
*O prefeito Roberto Sobrinho presenteou o menino número mil a nascer na maternidade com um berço. Ele disse que mais importante do que os falsos comentários, de que a maternidade não estaria funcionando bem, são os depoimentos das pessoas que já foram atendidas ou tiveram alguém da família atendida pela maternidade. “Nesta época de campanha eleitoral, quando o desespero já começa a tomar conta, algumas pessoas saem por aí questionando a qualidade dos serviços públicos municipais. É natural. Só que nenhum questionamento supera o depoimento destas mães que, além de terem seus filhos em um hospital muito bem estruturado, têm todo um acompanhamento especial no parto humanizado“, argumentou o prefeito.
*Durante a solenidade de comemoração do milésimo parto realizado na maternidade Mãe Esperança, o prefeito Roberto Sobrinho anunciou a implantação de um projeto que vai reunir todas as secretarias municipais. É o Programa de Orientação para jovens sobre o momento adequado para a gravidez. Não temos a pretensão de fazer um controle de natalidade, mas precisamos orientar os nossos jovens sobre a gravidez precoce e o que ela representa no futuro de cada um”, inalizou o prefeito, que quer levar o projeto para todas as escolas.