Hospital de Base realiza atendimento em hemodiálise a partir de novembro

Hospital de Base realiza atendimento em hemodiálise a partir de novembro

Hospital de Base realiza atendimento em hemodiálise a partir de novembro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A partir do próximo mês o Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) prestará atendimento em hemodiálise, o objetivo da ação é ampliar o número de unidades de tratamento no Estado. Atualmente a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) trabalha com 4 clínicas credenciadas e uma em fase de habilitação. *“A ampliação do tratamento em hemodiálise é uma ação importante da administração Ivo Cassol. Estamos trabalhando cada vez mais na melhoria do setor, de maneira criteriosa e responsável, isso é fundamental para concretização desse objetivo” afirmou Milton Moreira secretário da Sesau. *A hemodiálise do HB funcionará com 10 leitos aparelhados, todos equipados com máquinas específicas para realização do tratamento. A expectativa da administração estadual é realizar em média 30 procedimentos por dia. O local de atendimento, foi construído seguindo os padrões técnicos de um centro de hemodiálise. *O atendimento em hemodiálise no HB será realizado por uma equipe multidisciplinar formada por 6 médicos nefrologistas, enfermeiros, psicólogo e assistentes sociais. “A meta do governo de Rondônia é tornar disponível a população, por meio de profissionais especializados, um serviço de qualidade e excelência” explicou Amado Hahhal diretor geral do HB. *O governo do Estado atualmente atende os pacientes através de 4 clínicas particulares, credenciadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), duas em Porto Velho, uma em Jí-Paraná e outra em Vilhena. Em Ariquemes mais uma clínica está em fase de homologação, aguardando a autorização do Ministério da Saúde (MS). *Central Estadual de Transplante - O governo vai implantar a Central Estadual de Transplantes (CET) que facilitará o acesso dos usuários que aguardam o serviço. A CET já conta com espaço físico, mobília e todo o sistema de informática. Para o funcionamento a central passará por vistoria do MS, que analisará pontos específicos para a autorização. O começo dos atendimentos está previsto para o início do próximo ano. A central manterá informações e registros, para tornar o processo mais rápido. “Uma ação de modernidade em atendimento” classificou Milton Moreira. *Após a autorização do MS os funcionários da central passarão por qualificações, o objetivo é capacitar os servidores para a utilização dos programas de informática característicos do setor. A CET passará a integrar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) possibilitando o acesso ao banco de dados do sistema nacional. *Atualmente o Estado atende os pacientes que necessitam de transplante através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “A realização de transplantes não é um procedimento que se faz do dia para noite, ele depende de exames clínicos, laboratoriais, compatibilidade e principalmente de disponibilidade de doadores” declarou Inês Mota coordenadora estadual de transplantes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS