*O deputado Miguel de Souza encaminhou correspondência ao presidente Lula e aos ministros da Agricultura, Desenvolvimento e Comércio Exterior e ao ministro das Relações Exteriores, apoiando a iniciativa do governador Ivo Cassol na solicitação de inclusão do Estado de Rondônia na lista dos exportadores de carne bovina para a Rússia, encaminhada originalmente ao ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.
*Na correspondência encaminhada à Presidência da República e aos demais ministérios, é destacada a qualidade da carne produzida em Rondônia, onde o gado é criado a pasto e que o rebanho - hoje estimado em mais de dez milhões de cabeças – possui o reconhecimento internacional da OIE (sigla em inglês da Organização Mundial de Saúde Animal) como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação.
*O reconhecimento do estágio de sanidade do gado de Rondônia foi conquistado durante a 71ª Sessão Geral do Comitê Internacional da OIE , uma vez que não há nenhum foco de aftosa em Rondônia desde 1999.
*“A iniciativa do governador Cassol vem em hora oportuna, quando o mercado internacional está fazendo restrições à carne brasileira devido ao aparecimento de rezes contaminadas com a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Por isso, ao buscar o credenciamento de Rondônia no mercado russo, o governador está buscando a abertura de novos mercados para a carne, uma vez que da produção total, os rondonienses consomem apenas 30% no mercado interno, enquanto o restante é enviado para Manaus e São Paulo”, destaca Miguel de Souza
*Miguel de Souza lembra ainda que, quando ocupou a função de secretário da Agricultura, no governo José Bianco, teve como prioridade a implantação e instalação do IDARON, que estava criado apenas no papel e que teve importância no combate à febre aftosa e na conscientização do pecuarista para vacinar o rebanho. “O resultado está aí, temos o sétimo maior rebanho bovino do Brasil e um parque frigorífico capaz de atende ao exigente mercado internacional”, sublinhou o parlamentar.