Amazonas - Índios recebem certificado de Patrimônio Cultural da Cachoeira de Iauaretê
MANAUS - Hoje às 10h em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, Márcia Sant'Anna, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan presidiu a cerimônia de proclamação do Registro da Cachoeira de Iauaretê, Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papurí.
*No evento realizado na Sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, também foi entregue do Certificado de Patrimônio Cultural do Brasil às comunidades indígenas locais e aos proponentes do tombamento da Cachoeira. O seu tombamento e respectivo registro no Livro de Registro dos Lugares baseiam-se em projeto desenvolvido pelo DPI e 1ª Superintendência Regional do Iphan, em parceria com o Instituto Socioambiental - ISA, a FOIRN, e o apoio de diversas entidades indígenas representativas do contexto multicultural de Iauaretê.
*A Cachoeira Localizada na região do Alto Rio Negro, distrito de Iauaretê, município de São Gabriel da Cachoeira, corresponde a um lugar de referência fundamental para os povos indígenas que habitam a região banhada pelos rios Uaupés e Papuri. Várias das pedras, lajes, ilhas e paranás da Cachoeira simbolizam episódios de guerras, perseguições, mortes e alianças descritos nos mitos de origem e nas narrativas históricas destes povos. Locais onde ocorreram fatos marcantes relacionados à criação da humanidade e ao surgimento de suas respectivas etnias. Esses lugares remetem à criação das plantas, dos animais e de tudo o que seria necessário à vida no local e à sobrevivência dos descendentes dos primeiros ancestrais.
*No processo de Registro estão documentados 17 desses pontos de referência na Cachoeira de Iauaretê, testemunhos fundamentais da fixação desses grupos naquele território. Para as dez comunidades multiculturais locais, na maioria compostas pelas etinias de filiação lingüística Tukano Oriental, Arauaque e Maku, a Cachoeira de Iauaretê é seu Lugar Sagrado, onde está marcada a história de sua origem e fixação nessa região.