*A Campanha Natal Sem Fome 2005 será lançada em Porto Velho nesta sexta-feira (21), às 19 horas, no auditório do Senac, próximo à Esplanada das Secretarias, quando os organizadores estarão recebendo representantes de empresas, órgãos e entidades que foram convidados para ser parceiros da iniciativa.
*Organizada em Rondônia há treze anos pela Associação Rondoniense da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, presidida pelo vereador Zequinha Araújo, de Porto Velho, a campanha tem como parceira realizadora a União dos Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron), que participa da ação pelo terceiro ano consecutivo.
*O vereador Zequinha Araújo e a primeira-dama Ivone Cassol, presidente da Uveron, estão durante toda esta semana visitando empresas, bancos e órgãos para apresentarem os principais detalhes da Campanha Natal Sem Fome. Eles pretendem neste ano repetir o sucesso alcançado no ano passado, quando se arrecadou cerca de duzentas toneladas de alimentos, que foram repassados a famílias carentes da Capital.
*De acordo com Zequinha Araújo, este ano a campanha estará sendo estendida também ao município de Ariquemes mas, segundo ele, qualquer município que queira se engajar, poderá trabalhar em conjunto com a coordenação de Porto Velho, desenvolvendo mais este ato de cidadania.
*Cerca de setenta núcleos de arrecadação e distribuição já estão organizados na Capital, sendo representados por lideranças de associações de moradores de bairros. Após o lançamento oficial, a campanha será levada para escolas e demais entidades públicas para que se associem ao desenvolvimento do evento.
*Qualquer empresa, escola, entidade ou pessoa poderá se somar aos comitês da Campanha Natal Sem Fome, angariando contribuições através de doações, festas e shows, bingos e sorteios, além de eventos esportivos e culturais que possam vincular o ingresso ao fornecimento de alimentos não perecíveis.
*Zequinha Araújo também disse que é importante destacar o papel de vários órgãos governamentais, bancos, empresas de comunicação, escolas, bem como as empresas privadas que abrem suas portas para colaborar com o sucesso da campanha. “Esse tem sido o efeito positivo para fortalecer nosso envolvimento com essa causa”, destacou o vereador.
*Este ano, a Campanha Natal Sem Fome vai centrar o pedido em dois quilos de alimentos não perecíveis. Ao fazer a doação, a pessoa recebe uma cartela para participar do ‘Bingão da Cidadania’, concorrendo aos prêmios conseguidos pela campanha. O Bingão da Cidadania será realizado no dia 18 de dezembro, em local ainda a ser definido.