Tendo como meta a melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro de Rondônia, o governo do estado, através da Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), entregou no último sábado na fazenda Zebu, em Rolim de Moura, 100 tourinhos das raças Gir e Holandês para 100 famílias de pequenos produtores rurais da região, que foram cadastrados pela Emater.
“É um investimento que com certeza vai produzir resultados em três anos, implicando na melhoria da qualidade do rebanho e no aumento da produção leiteira”, observou o governador Ivo Cassol, que fez a entrega dos tourinhos, acompanhado do secretário da Seapes, Luiz Cláudio, da Emater, Sorrival de Lima, do presidente da Idaron, Désio Lira, a prefeita de Rolilm de Moura, Mileni Mota, ex-senador Odacir Soares e demais autoridades.
Para o proprietário da fazenda Zebu, Admírcio Santiago, que há quase 30 anos faz inseminação artificial, “o leite entra pela boca, não adianta também o produtor ter um plantel melhorado, se não passa a cuidar da alimentação”. Santiago acrescentou que “estou em Rondônia desde 1984 e nunca havia visto um governo que investisse tanto, que fosse parceiro do setor produtivo como a atual administração estadual”.
Há duas semanas, o governo entregou kites de inseminação artificial em mais três municípios pólos : Jaru, Ouro Preto e Ariquemes, que vão beneficiar a vários pequenos produtores.
“Atendendo a uma determinação do governador Ivo Cassol, através do projeto de inseminação artificial será possível melhorar a seleção do rebanho, permitir um maior aproveitamento do potencial genético de qualidade e principalmente repassar tecnologia para produtores de menor renda”, afirmou o secretário da Seapes Luiz Cláudio.