*O Ministério Público do Estado de Rondônia realiza no dia 18, das 14h30 às 17h30, no auditório do edifício-sede da Instituição, o "Seminário sobre Terceiro Setor e Alianças Intersetoriais". O evento tem com público-alvo promotores, advogados, pessoas ligadas a ONGs, entidades e fundações sem fins lucrativos, acadêmicos de Direito, Federação das Indústrias, Associação Comercial, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
*As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3216-3789 ou pelo e-mail fabio@mp.ro.gov.br. No seminário serão discutidas questões relacionadas ao Terceiro Setor – organizações sem fins lucrativos e não governamentais – e como governo, empresas e sociedade civil organizada podem fazer alianças para o combate de impasses sociais e ambientais.
*Os palestrantes do evento serão o Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela de Fundações e Entidades de Interesse Social, Tomáz de Aquino Resende, e a especialista em Terceiro Setor, Bianca Monteiro Silva.
*De acordo com o Procurador Tomáz de Aquino Resende, os três setores, sozinhos, não conseguem resolver os problemas do país. Contudo, quando estabelecem alianças entre si, todos ganham, já que otimizam recursos, somam capacidades e muita vontade de transformação social.
*Atualmente, apenas 25% das entidades ligadas ao Terceiro Setor contam com a participação do governo em suas ações sociais. Um número que não é maior em virtude das restrições impostas pelo poder público ao entrar como parceiro das fundações entidades, associações e ONGs.
*Durante o seminário, haverá o lançamento dos livros “Roteiro do Terceiro Setor” e “João Cidadão”, de autoria do Procurador Tomáz de Aquino Resende. O “Roteiro do Terceiro Setor” enfoca as organizações sem fins lucrativos e de interesse coletivo, detalhando os diversos tipos de associações e fundações, entre as quais as ONGs, as Organizações Sociais e OSCIPs. “João Cidadão” é um livro infantil sobre cidadania, que dissemina de forma lúdica, para jovens, adultos e crianças, os valores éticos, solidários e cidadãos.