Uma operação de fiscalização realizada na última terça-feira (02), resultou na apreensão de 11 malhadeiras, 01 tarrafa, 02 espinhéis, 04 zagaias, 01 espingarda de merdulho ar comprimido, 01 arpão, 02 arco e flexa, 02 molinetes, 01 espingarda cal. 20, 01 caixa de pesca com petrechos diversos e 05 cascos de quelônios abatidos. Ao todo, 53 embarcações foram vistoriadas. Foram registrados 06 termos de apreensões, com 03 boletins de ocorrência ambiental e 04 autos de infração.
A Operação Peixe Feliz foi feita pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Rondônia, comandada pelo capitão Pedro Simplício, subcomandante do órgão, visando coibir a pesca predatória, cumprindo os preceitos constitucionais definidos na Legislação Ambiental. A operação envolveu vinte policiais ambientais e cinco embarcações, nas fiscalizações realizadas nos rios Madeira, Jacaré, Verde, Candeias, Preto, Jaci Paraná, Caracol, Lago da Samuel e Lago da Espanha, com objetivo de reprimir a caça e pesca ilegal que normalmente ocorre nos finais de semana e feriados.
Durante a operação, policiais realizaram ainda um trabalho de conscientização, haja vista o grande número de lixo jogado nas margens dos rios.
De acordo com o major Josenildo Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, as ações se tornam mais eficazes quando a sociedade participa denunciando crimes ambientais. “Para isso, o Batalhão Ambiental dispõe dos telefones (69) 3230-1088 e 3230-1777, cuja ligação pode ser feita a qualquer hora.